Bem-Vindos à Garopaba, um dos mais famosos e charmosos balneários do Estado de Santa Catarina. Localizada a 96 km ao sul de Florianópolis e a 420 km de Porto Alegre, a cidade possui uma boa estrutura turística como hotéis, pousadas, restaurantes, lojas e quase tudo que o visitante necessita. E claro, lindas praias. As praias, morros e dunas de Garopaba fazem deste lugar um verdadeiro paraíso.
Antiga colônia de pescadores de origem açoriana, Garopaba foi descoberta nos anos 70 por hippies e surfistas, pela beleza de suas praias e pela paz que reina no local, Garopaba ganhou fama e hoje e vive basicamente do turismo.
O primeiro registro de Garopaba é datado em 24 de junho de 1525, quando um galeão espanhol aportou aqui para manutenção.
O nome “Garopaba” é indígena. Significa, em Guarani, língua local YGÁ, YGARA, YGARATÁ, ou seja, barco, embarcação, canoa. E MPABA, PABA significam estância, paradeiro, lugar, enseada. Assim Garopaba significa Enseada das Canoas , ou Enseada dos Barcos . O nome se relaciona com a origem de Garopaba, onde a enseada era um seguro ancoradouro para embarcações.
A cidade tem um litoral abençoado pela natureza. São 09 praias, natureza exuberante, belezas naturais, lagoas, cachoeiras e muita gente bonita. A paz, o surf e a pesca dão o ritmo e o astral de Garopaba.
Durante o ano, Garopaba é uma tranqüila cidade de de 17.ooo habitantes com comércio pequeno mas variado, e um preservado centro histórico. O surf, a pesca e as baleias são uma constante no inverno garopabense.
No verão sua população passa fácil de 60.000 habitantes e as lojas e festas triplicam em numero de estabelecimentos e de pessoas, As praias ficam cheias e o clima é de férias, lazer e curtir a natureza.
A Praia sede do Município, onde está localizada a Vento Sul, é a praia preferida das famílias, excelente para prática de esportes aquáticos e para aproveitar o clima sossegado do Bairro Morrinhos. Em um raio de 3 km se encontram a Igreja Matriz, o centro comercial, os restaurantes, os bares, e os locais de serviço público do município e as praias da Garopaba e da Silveira. A cidade de Garopaba possui uma boa infra-estrutura, com as principais ruas calçadas, água tratada, luz, um bom policiamento, farmácias, lojas, plantão médico 24 horas e supermercados.
A Praia central é também a mais urbanizada. No sul, a antiga cidade de Garopaba, e a vila de pescadores. No norte, o Bairro Morrinhos e as residências dos veranistas.
Como chegar:
Garopaba é uma enseada que se estende da Ponta do Faísca ou Gamboa até a Ponta do Ouvidor, banhada a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste e norte fazendo limites com o Município de Paulo Lopes e a sul com o de Imbituba. Possui uma área de 111 kms de extensão. Situada 27′58′15″ de latitude e a 48′39′36″ de longitude, na região sul de Santa Catarina, Brasil. Dista 79 km. de Florianópolis, capital do estado.
Garopaba situa-se no litoral sul do Estado de Santa Catarina, a 96 quilômetros de Florianópolis. Para quem vem do norte do estado, seguir pela BR-101, para o sul, até o quilômetro 272, dobrando à esquerda, no acesso a Araçatuba (há placas de sinalização), e ingressando na SC 434, prosseguindo por 14 quilômetros até a entrada da cidade. Quem vem do sul seguir pela mesma rodovia, dobrando à direita no quilômetro 272, prosseguindo pela SC 434. Por via aérea, até o Aeroporto de Florianópolis, e depois por ônibus (existem vários horários), até Garopaba.